Já conhece o BlaBlaCar?

A BlaBlaCar é a plataforma que permite partilhar o carro: junta condutores que têm lugares livres no seu carro com passageiros que estão à procura de uma forma alternativa e mais barata de viajar. Mais de 12 milhões de pessoas utilizam a BlaBlaCar trimestralmente.

Alguns números do BlaBlaCar

  • Mais de 35 milhões de membros
  • Presente em 22 países
  • 12 escritórios internacionais
  • 21 milhões de downloads do aplicativo (Android e iOS)
  • Cerca de 1 milhão de toneladas de CO2 poupadas nos últimos 12 meses
  • Ocupação média do automóvel de 2.8 pessoas

A BlaBlaCar chegou ao mercado brasileiro em novembro de 2015 e, desde então, vem trabalhando para melhorar a experiência do usuário e aumentar as chances de encontrar a viagem ou o passageiro ideal.

veja as cinco últimas novidades lançadas pelo app de caronas

1- Confirmação de documentação

A confirmação de documentação foi lançada em julho de 2016 no Brasil. A Índia foi o primeiro país a adotar o procedimento, em maio do mesmo ano. A verificação não é obrigatória, mas é recomendada, uma vez que serve para aumentar a confiança entre viajantes. Outros países que também adotaram esta funcionalidade são: México, Reino Unido, França e Turquia.

Para confirmar a documentação na BlaBlaCar, o usuário precisa fazer o upload de uma cópia do RG, CNH ou passaporte. É importante prestar atenção se o cadastro está feito com o nome como está no documento.

Após a foto do documento tirada e enviada, um provedor do serviço terceirizado verifica os dados.  Um sinal de visto azul será adicionado à sua foto do perfil e a legenda “Documentação confirmada” será exibida assim que a confirmação for feita.

2 – Mudança no layout da homepage

Em dezembro de 2016 a BlaBlaCar fez a mudança de layout para facilitar a busca e publicação das viagens. As principais mudanças foram:
– Layout mais limpo
– Tom do verde do logo mudou
– O call to action para que o condutor ofereça uma carona está acima e abaixo da ferramenta de busca para o passageiro (antes a homepage era voltada principalmente ao passageiro).
– O blog institucional da BlaBlaCar entrou na home, possibilitando o acesso rápido aos textos com novidades, dicas e histórias da plataforma.

Layout antigo                  Layout novo

3 – Sugestão de pontos de encontro

A BlaBlaCar criou as sugestões de ponto de encontro para facilitar a viagem de condutores e passageiros. Em novembro, as sugestões apareciam apenas para condutores com viagens partindo de uma das 35 maiores cidades do Brasil. No início deste ano, a plataforma aumentou a lista para as 1500 cidades mais procuradas na BlaBlaCar. Para definir esses lugares, foi necessária uma densa pesquisa no banco de dados para descobrir quais são os locais preferidos pelos passageiros de cada cidade – eles são bem acessíveis, seguros e famosos entre quem conhece a cidade. Eles também são perto das grandes avenidas e ruas, então também são ideais para quem está dirigindo o carrro.

Como essa sugestão de ponto de encontro funciona (Quando você oferecer uma carona):

  • Selecione a cidade de partida;
  • Escolha entre os pontos de encontro sugeridos;
  • Selecione agora o nome da cidade de chegada;
  • Escolha entre os pontos de chegada dessa cidade;
  • Pronto! 🙂

4 – Mudança de cálculo para contribuição por passageiro

O cálculo da participação sugerida cada passageiro é feito com base nos custos da viagem. A princípio, foram levadas em consideração médias nacionais gasolina e pedágio, por exemplo. Porém, como cada estrada tem a sua peculiaridade, fazendo com os veículos consumam mais ou menos combustível, por exemplo, a BlaBlaCar está testando a sugestão de participação por rota, fazendo com que o preço seja mais justo para condutores e passageiros.

5 – O que está por vir:

Próximas mudanças: entre junho e outubro, devem ser lançadas ferramentas que facilitam a flexibilização de horários da viagem e agilizam a publicação de caronas pelos condutores.

O BlaBlaCar está disponível para Android e iOS.

Mais informações: www.blablacar.com.br

Leave a Reply