Depois da crise, oportunidades!

Parece que o pior da crise já passou, será mesmo?

Independentemente do cenário político e seus desdobramentos (Estou escrevendo este post na mesma semana que a Dilma acaba de sofrer impeachment), há tudo para acreditar que a crise já passou pelo seu pico negativo e está na sua parte ascendente.

Historicamente após uma grande crise sempre há anos de grandes crescimentos econômicos.

Isso quer dizer que nos próximos anos serão abundantes em oportunidades, porém é necessário preparar-se agora. Pois, para aproveitar o energia que uma onda traz, é necessário estar no ponto certo e na velocidade certa… Aprendi com os surfistas..rs

Estava lendo um artigo do Ricardo Amorim, o economista mais influente do Brasil segundo a Revista Forbes, e ele comentou que o PIB de 2015 é o pior em 25 anos. E o PIB calculado a cada três anos, terá no triênio 2014-2016 o pior desempenho em mais de um século.

Mas a crise não é o foco e sim o crescimento acelerado pós crise. Como o gráfico deixa claro, sempre que houve uma contração do PIB trienal, ela foi seguida de um crescimento acelerado.

 

Fonte: Ricam Consultoria

Fonte: Ricam Consultoria

O primeiro triênio negativo do gráfico é da crise de 29 associado à transição política com o Estado Novo de Getulio Vargas. O segundo foi no fim da ditadura militar, e o terceiro foi o impeachment do Collor. E após essas quedas há um crescimento acelerado do PIB. Isso se repete também nos triênios que não chegaram a ficar negativo, mas ficaram próximos do zero (meados de 40 quando começa a segunda guerra mundial, triênio de 64 quando acontece o golpe militar).

Ou seja, historicamente há grandes chances que nos próximos anos, independente do cenário político (com Temer ou sem Temer),  a gente tenha alguns anos com um grande crescimento econômico.

Será muito bom para as empresas que se prepararem, ou seja, existirão grandes oportunidades para o crescimento profissional.

E claro, será muito bom se você pretende abrir um negócio.

E o que fazer? Podemos esperar esta previsão acontecer, ou estar preparado e aproveita-la da melhor maneira possível.

Para sua carreira: Estude, pesquise, atualize-se. Esteja preparado.

Para a sua empresa: Vocês estão preocupados com a crise? Ou estão preocupados em deixar seus produtos e serviços em um nível de excelência para sair na frente da concorrência?

Está na hora de afiar o machado!!!

Abs!

Alex Kobayashi

Curta a nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/alexkobayashi.com.br

 

Se você quer crescer em sua carreira, acompanhe o nosso novo projeto:

Eu Profissional – www.eupro.com.br
https://www.facebook.com/eupro.com.br/

Leave a Reply