TED Talks convida brasileiros para realizar a melhor palestra de suas vidas em 18 minutos

O TED Talks é a conferência mais conhecida do mundo. Criado em 1984, o evento permanece, até os dias de hoje, promovendo grandes debates e disseminando inovadoras e reflexivas ideias para aqueles que possuem vontade de aprender constantemente.

Pelos palcos do evento, já passaram nomes ilustres, como o ex- presidente Bill Clinton, o empresário Bill Gates e outros executivos do mercado corporativo, como o CEO do Google, Larry Page, e o criador do Facebook Mark Zuckerberg, bem como muitos outros empresários, personalidades influentes do mercado atual, cientistas, ativistas, entre outros.

O ciclo de conferências tem como principal objetivo promover e fomentar a propagação de ideias relevantes, que provoquem mudanças realmente significativas na sociedade. O DNA da conferência está caracterizado em seu slogan: “Ideias que merecem ser disseminadas”.

Sem fins lucrativos, o TED Talks tem uma proposta estimulante e desafiadora. Os conferencistas são convidados a realizar, em 18 minutos, a melhor palestra de suas vidas, que serão filmadas e, posteriormente, disponibilizadas gratuitamente na internet.

A procura é tanta que, em 2009, as visualizações já ultrapassavam a marca de 100 milhões.

Alguns brasileiros também assumiram o desafio de apresentar suas ideias nesse tempo recorde. É o caso de Miguel Nicolelis, cientista que faz parte do projeto “Brain Machine Interface”. Por meio dos avanços do projeto, foi possível fazer com que o chute inaugural da Copa do Mundo fosse realizado por um paraplégico. Miguel Nicolelis é um dos cientistas mais reconhecidos do mundo em interface cérebro/máquina.

Além dele, Claudio Loureiro, fundador e CEO da Heads Propaganda, agência que possui escritórios nas principais capitais do país. Com a influência de Cláudio, o diretor Woody Allen veio ao Rio de Janeiro para retratar a cidade sob um prisma diferente: a ótica da cidade maravilhosa.  A mensagem que Loureiro deixou para a plateia foi de que é dos novos e grandes problemas que nascem as novas e grandes soluções, da mesma forma que dos caminhos conhecidos nascem os caminhos inesperados.

Outra personalidade brasileira bastante aplaudida no TED foi a Alessandra Orofino – economista idealizadora da plataforma “Meu Rio”, plataforma essa que incentiva a população a participar mais ativamente da vida política no Rio de Janeiro. Como Claudio Loureiro, ela deixou sua mensagem ao final da conferência, segundo Alessandra “os brasileiros estão prontos para uma nova era de cidadania”.

O TED Talks conta com um aplicativo de celular, no qual as palestras podem ser assistidas por um portal que contém os vídeos gravados dos eventos.  Todas as conferências são traduzidas para diversos idiomas com um sistema de voluntariado. Internautas interessados em contribuir com o projeto podem realizar traduções das palestras para que o conteúdo atinja maior público.

Desde sua fundação, o ciclo de conferências já presenciou momentos reflexivos, emocionantes e reveladores. A cada ano que passa, a fama do TED aumenta mais, sendo uma honra para os palestrantes poderem compartilhar o conhecimento adquirido nas famosas conferências.

One Response

  1. ana claudia nascimento 02/03/2016 Reply

Leave a Reply