4 dicas para empreender com sucesso

Na contramão do desemprego, que bateu mais um recorde no país, o Brasil se destaca com a maior taxa mundial de empreendedorismo, 26,7%. O segundo colocado é a China, com quase 8 pontos porcentuais de diferença. O perfil empreendedor brasileiro está em expansão e estamos na frente dos Estados Unidos (20%), Reino Unido (17%), Japão (10,5%) e França (8,1%).

Mas empreender está longe de ser uma opção sem riscos. A cada 100 novas empresas abertas no país, 27 fecham as portas nos primeiros dois anos e 50 encerram as atividades nos cinco anos iniciais. André Galassi, especialista em gestão da plataforma de negócios Contaty, explica que empreender no Brasil exige habilidades multifuncionais: “Em qualquer negócio existem erros e acertos e o empreendedor precisa ter maturidade para saber que muitas vezes é no erro que encontramos novas oportunidades. Grandes empreendedores de sucesso falharam muitas vezes antes de atingir resultados extraordinários. O segredo está na resiliência e na maturidade para avaliar porque não deu certo e encontrar novas alternativas”, explica.

Não há fórmula perfeita para se dar bem no mundo dos negócios, mas, em linhas gerais, existem algumas atitudes simples que podem evitar enganos e levar o empreendedor mais longe.

  1. Seja simples: Muitas vezes a solução de grandes problemas está em pequenos detalhes. Mantenha-se próximo aos seus colaboradores e ouça o que eles têm a lhe dizer. Por ter um olhar mais distanciado das rotinas, muitas vezes quem está no cargo de comando não consegue perceber que com simples providências pode-se alcançar grandes resultados.
  1. Conheça seu mercado: Não basta olhar para o seu negócio, é preciso saber o que os concorrentes estão fazendo e, acima de tudo, o que o seu público espera. Vivemos em um mundo em constantes transformações e as empresas e categorias que não estão atentas a estes movimentos correm o risco de serem pegas de surpresa e se tornarem obsoletas. Um grande exemplo é a revolução que vivemos hoje no mercado do transporte de passageiros e a insistência de muitos taxistas em imporem o modelo tradicional de negócio, na contramão da era dos aplicativos e serviços alternativos.
  1. Invista em pessoas: Um empreendedor de visão reconhece quando não possui todos os conhecimentos necessários para o negócio. Ele sabe que quem tenta fazer tudo sozinho corre um grande risco de não obter os melhores resultados. Para André Galassi, um empreendimento de sucesso precisa reunir pessoas competentes em diferentes áreas de atuação, que dividam tarefas, mas tenham valores iguais.
  1. Use a tecnologia a seu favor: As inovações tecnológicas vêm, progressivamente, transformando todas as áreas de atuação. A cada dia surgem novas soluções que substituem modelos antigos, facilitam operações e aumentam a escalabilidade das empresas. Quando o assunto é networking, por exemplo, já não é mais preciso frequentar dezenas de eventos a cada mês, na expectativa de fazer um bom contato, ou ainda pagar anuidades exorbitantes para fazer parte de grupos de negócios. A plataforma Contaty surgiu no cenário mundial como uma alternativa altamente eficaz para quem deseja encontrar a pessoa certa para negociar. Ela promove negócios sem intermediários, pois conecta pessoas com interesses específicos em comum de forma dinâmica, eficiente e gratuita.

André complementa: “Vivemos em um momento mudanças rápidas. O sucesso de um negócio está diretamente ligado a forma como o empreendedor se relaciona com seus colaboradores e com o seu público final. Para vencer, é preciso muita dedicação e boas doses de resiliência e ousadia. ”

Sobre André Galassi:
André Galassi é especialista em gestão da plataforma de negócios Contaty, especialista em Marketing e Gestão pela Universidade de São Paulo (USP) e Comércio Exterior pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Implementou e comandou o departamento de inovação comercial do grupo JBS e BERTIN; atuou como diretor de compras do grupo Socopa na França e Egatesa na Espanha; dos setores de negócios e biotecnologia do grupo Perez Companc e da AG2 consultoria em desenvolvimento de empresas e agro indústrias.
Durante toda sua carreira em grandes empresas, nunca deixou de empreender e hoje é sócio da DAX tecnologia, do grupo BR.CO de exportação de cafés especiais e da VIGA incorporadora e assessoria de imóveis.

Sobre o Contaty:
Contaty é uma plataforma on line de oportunidades e negócios que conecta pessoas com interesses específicos em comum de forma dinâmica e eficiente e, em sua versão Beta, já é utilizada em cerca de 100 países em todo o mundo.
Nela, o usuário descreve o que tem para oferecer ou o que busca e, através da linguagem natural, a inteligência do sistema oferece outras opções de palavras que ajudem a deixar a oferta ou busca ainda mais detalhada e específica. Trata-se da tecnologia do funil de relevância, que faz uso do conceito de cauda longa da internet. Mas você não precisa entender de tecnologia. A plataforma é amigável e busca, em milésimos de segundos, em toda a sua base, unir as duas pontas de interesses: quem oferece algo, com quem busca a mesma coisa. É o chamado matchinteligente.
No mundo em que o networking move as relações comerciais e pessoais, o Contaty faz a diferença porque se encarrega de fazer estas conexões e coloca interesses em comum em contato gratuitamente, sem intermediários, sem indexação, de forma rápida e eficiente.

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