Dicas – Como utilizar melhor o seu tempo de deslocamento

Quem mora nas grandes cidades sabe que o tempo gasto com deslocamento da casa para o trabalho, do trabalho para casa, sem contar ainda com a faculdade ou pós no meio do caminho, é um tempo bem considerável.

Em São Paulo, por exemplo, 45 min de deslocamento é um tempo muito bom. Mas vamos fazer algumas contas:

  • 45  min por trajeto
  • 90 min por dia, ou 1h30 (ida e volta)
  • 450 min por semana, ou 7h30 (5 dias de trabalho) – Quase um dia inteiro de trabalho!
  • 1.800 min por mês, ou 30h, ou 1 dia e 6 horas (4 semanas) – Mais de um dia inteiro se deslocando!!
  • 19.800 min por ano, ou 330h, ou 24 dias e 18 horas (11 meses, 1 mês é férias porque ninguém é de ferro) – Olha só, em um ano passamos quase um mês inteiro se deslocando de um local para outro, seja de carro, ônibus, metrô, bicicleta, ou a pé.

Isso estamos estimando, sem considerar trânsito, interrupções, chuvas, e outras ocorrências que aumentam nosso tempo no transporte (imagina você que demora mais que 45 min para chegar no seu trabalho?).

Impressionante, não é mesmo?

É muito tempo desperdiçado que pode ser melhor aproveitado, pois já diz o velho ditado: “tempo é dinheiro”!

Abaixo algumas dicas que podemos fazer para utilizar melhor nosso tempo.

Se você utiliza transporte público:

– Ler um bom livro (na minha opinião, que te traga algum conhecimento)

– Ler revistas (outra dica, de vez em quando troque de editora para não ficar sempre na mesma linha editorial e ficar bitolado)

– Ver notícias pelo smartphone (baixe APPs de notícias ou leitores Feeds e mantenha-se atualizado, eu utilizo o Flipboard e o Feedly)

– Se você não tem uma boa conexão 3G ou 4G, ou pega metrô que muitas vezes a internet não funciona, utilize APPs de leitura offline (uma boa dica é o APP chamado POCKET, você salva as páginas que você quer ler offline para uma leitura futura)

– Assista vídeos dos TEDs (são palestras rápidas dos mais diversos assuntos. Vale a pena! Existem muitos videos legendados)

– Se você precisa escrever um texto, um artigo, uma nota, um e-mail, mas  provavelmente não vai terminar naquele momento, quer continuar no computador do escritório ou de casa, eu utilizo o EVERNOTE, com ele salvo textos, continuo a escrever algum post iniciado em outro momento (ele tem uma série de outras funções)

– Baixe alguns joguinhos, afinal de contas depois daquele longo dia de trabalho, a melhor volta para a casa é se distraindo.

Agora se você usa carro, bicicleta ou vai a pé mesmo, seus olhos precisam se manter sempre atento à rua. Então use outras dicas:

– Use e abuse do PODCAST, que são áudios gravados por mais diversos pessoas, que podem ser baixadas no seu celular (você pode encontrar os mais diversos podcasts no próprio APP de podcast ou em sites como www.podpods.com.br, que é um diretório de podcasts)

editado: Uma sugestão muito bacana do meu amigo Anderson, é aproveitar e ouvir podcast em inglês ou que ensinam inglês, assim voce pode aprender ou praticar outro idioma enquanto se desloca!

– Use AUDIOLIVROS, há diversos serviços (compra ou assinatura) de livros em formato de áudio.

Se no seu carro você não consegue ligar seu celular no som do carro, baixe os áudios e salve em pendrives. Se não tiver uma entrada USB, sugiro comprar um trasmissor FM/USB, onde você pluga o celular e depois sintoniza uma frequência para ouvir no rádio.

 

E você? o que faz para deixar este tempo mais produtivo?

Compartilhe conosco a sua dica!

 

Abs e sucesso!!

Alex Kobayashi

Leave a Reply