Todo mundo está pensando em projeto para empreender ou renda extra?

Ultimamente tenho escutado muita gente falar sobre abrir o próprio negócio, ter uma segunda fonte de renda, que não aguenta mais trabalhar para o chefe… e outros assuntos relacionados.

Para você que está entre essas pessoas, vou dedicar mais posts sobre empreendedorismo (mudar de empregado para empregador), sobre alternativas ao modelo tradicional empregador/empregado (ex. trabalho autônomo), renda extra (outros modos de empreender, sem abrir mão do emprego atual).

Para começar, um ponto muito importante para qualquer destes assuntos é fazer um planejamento pessoal. Você precisa ter claro quais são seus objetivos de vida. “Qualquer caminho serve para quem não sabe onde quer chegar”, frase digna de um post de Inspiração, mas sem um objetivo você não dará sentido no seu projeto que você estiver criando.

Depois, busque conhecimento, independentemente de qual tipo de projeto que você irá desenvolver e área de atuação, sem conhecimento você não chegará muito longe, ou terá muito mais dificuldades. Além das dificuldades que, infelizmente, já são intrínsecas aos empreendedores no Brasil.

Falando em dificuldades, resiliência e persistência também deverão fazer parte do seu dicionário mental. Os resultados dificilmente serão imediatos, o sucesso não ocorrerá por acaso, será necessário persistência mesmo diante das dificuldades e problemas, além de rapidez em adaptar as novas situações e ambientes. Alguns projetos demoram a apresentar resultados, e muitos desistem quando estão bem próximos do sucesso, ou melhor, de resultados que trariam mais motivação e combustível para ultrapassar uma fase.

Para você que está pensando em qualquer projeto deste tipo, segue um resumo do que você precisa saber antes de mais nada:

ideia– Você precisa ter um objetivo de vida, o que você quer?

– Você terá que estudar, pesquisar, aprender, e por mais que você estude, cada dia terá mais conhecimento para ser adquirido.

– Você terá que ser resiliente, não é fácil, se fosse fácil qualquer um faria.

– Você terá que ser persistente, o resultado pode demorar a chegar, mas chegará.

Nos próximos post, vou trazer assuntos mais objetivos, de ordem prática sobre estes temas.

Abs e sucesso!!!

Alex Kobayashi

 

 

 

 

 

Leave a Reply