Dicas – Decidir racionalmente o que fazer primeiro, pode melhorar a sua vida

Uma dica para melhorar as suas atividades no seu trabalho e que também podem te ajudar no seu dia-a-dia, é a maneira como você decide o que fazer primeiro. Priorizar, é uma palavra muito comum no mundo corporativo, e você já deve estar cansado de ouvir. Porém, mais importante do que priorizar as atividades é o raciocínio que você utiliza para definir o que é ou não prioritário.

Focar naquilo que é essencial para a sua “entrega” é fundamental. Já ouviram falar do “ótimo é o inimigo do bom”? Fazer primeiro o que é essencial, fará que você garanta um mínimo de realização, bem como ajudará a fazer as demais atividades. Pois, com o essencial garantido tará confiança e tranquilidade para realizar, com mais qualidade, as demais atividades.

Para ficar mais claro, vamos exemplificar imaginando que você precisa entregar uma planilha com os todos os custos de um projeto, para amanhã! Como na maioria dos casos, o prazo “nunca” muda, você “precisa” entregar na data programada. Na sua cabeça a entrega perfeita seria uma planilha com todos os custos detalhados que você possa classificá-las por tipo, que possa mostrar o resultado por mês, e talvez com gráficos para melhor visualização dos custos.

Faça uma classificação de tudo que você precisa fazer, o que é essencial, importante, útil, e o restante.

Primeiro faça o essencial que é uma planilha com todos os custos, deixe as formatações bonitas, as tabelas adicionais e os gráficos, para depois. Depois que sua planilha com todos os custos estiver pronta, vá para as ações importantes mas não essenciais, como tabelas por mês, por tipo, etc. Agora faça o que é útil, como os gráficos para facilitar a visualização. E por fim, ajuste a formatação para deixar a planilha mais “bonita”. Veja que foi só um exemplo.

Este processo feito nesta sequência, garante que você faça o essencial primeiro caso o prazo não seja o suficiente.

Podemos utilizar o mesmo raciocínio no nosso dia-a-dia, com certeza irá facilitar nossa vida. Um exemplo, qual a rotina que você faz todas as manhãs antes de sair para o trabalho? Muito preferem tomar um bom café da manhã antes de se trocar, mas o que é essencial? Não podemos sair de casa sem uma roupa adequada, correto? Mas o café da manhã, caso não dê tempo, podemos tomar a caminho do escritório.

Talvez os exemplo tenham sido simplistas, mas tentem utilizar isto em suas vidas, quando isto se tornar parte da sua rotina tenho certeza que perceberão uma melhora na “ansiedade”, na “correria”, nos “atrasos”! rs

Sucesso a todos!!

Abs,

Alex Kobayashi

2 Comments

  1. Denise Ok 15/06/2015 Reply
    • Alex Kobayashi 17/06/2015 Reply

Leave a Reply