7 dicas matadoras melhorar sua comunicação

Comunicação é característica comum dos profissionais de sucesso.
Para um grande líder, comunicação é fundamental. Para um excelente trabalho em equipe, comunicação é fundamental.  Por esta competência ser tão importante na nossa vida, achei interessante descrever algumas dicas matadoras para melhorar nossa comunicação:
  • Conhecimento, saiba sobre o que você vai falar.
É preciso ter conhecimento sobre o que você vai abordar antes de sair dizendo qualquer coisa. Além de te dar credibilidade para falar no assunto, traz segurança na sua fala. Tente mostrar o que você sabe usando suas experiências como exemplo.
  • Objetividade, seja direto (assertivo).
De nada adianta falar sem parar se o que você diz não tem significado real. Enrolar, também, não é uma boa estratégia, visto que a falta de argumentos é facilmente constatada. Para ser assertivo, você deve ser direto, evitando rodeios desnecessários.
Mas cuidado para não se tornar agressivo, impondo sua opinião e fazendo julgamento de valores. Clareza, objetividade e
sinceridade são as características de quem é assertivo.
  •  Saiba ouvir, ouça mais e fale menos.
Saber ouvir é condição indispensável para o sucesso. Mesmo que você discorde da outra opinião, deixe que a pessoa conclua o seu raciocínio para que você mostre o seu ponto de vista com argumentos contundentes. Ouvir de forma focada, olhando nos olhos do interlocutor, mostra o seu interesse, fazendo com que ele esteja mais disposta a ouvir você, assim ele respeitará e valorizará muito mais suas ideias.
  • Compreensão, garanta que a comunicação seja sem “ruidos”.
Qual o objetivo da comunicação, se não for a plena compreensão da outra parte? Certifique-se que a mensagem passada está sendo compreendida.
Ounvindo, confirme se o seu entendimento está correto.
Falando, questione se está sendo claro, e/ou se está gerando dúvida.
  • Linguagem, essencial para garantir que a informação foi passada.
Você sabe para quem você está falando? Conhecer o perfil do interlocutor faz toda a diferença. Ajuste a linguagem do seu discurso com palavras do cotidiano deles, bem como utilize abordagens que façam sentido no ambiente do interlocutor. Além disso, cuidado com os termos muito rebuscados que não representam nada, além de gírias e abreviaturas (somente se for adequado ao publico).
comunicação-dicas
  • Linguagem corporal, diz muito mais do que você imagina.
Pesquisa do laboratório de psicologia da UCLA (Universidade da Califórnia) indicam que a composição da comunicação humana face a face é a seguinte: 55% são mensagens não verbais, 38% acontecem pelo tom de voz e 7% são verbais.
Preste atenção à sua linguagem corporal (postura, olhar, aperto de mão, roupa e nos movimentos) para passar segurança e tranquilidade, e fique atento também aos sinais do interlocutor para saber se a conversa está agradando.
  • Humor, entusiasmo e tom de voz.
Pessoas bem humoradas conseguem manter a atenção e interesse do interlocutor com mais facilidade. Mas não exagere, para não perder a credibilidade e parecer um comediante. Falar com entusiasmo, além de passar boas energias no seu discuso, demonstra que você acredita de verdade no que está falando e demonstra confiança fazendo com que o interlocutor se interesse pelo que você está falando.
Sucesso a todos!!!

Abs,

Alex Kobayashi

Leave a Reply