Desenvolvendo “produto” através do Scrum – Metodologias Ágeis

Desenvolver um “produto” para um cliente sabemos que não é fácil.

Falando de “produto” no mercado de tecnologia, pode ser software, pode ser um dispositivo com software e hardware, pode ser um serviço via web, pode ser um aplicativo para Smartphone, ou pode ser todos eles junto.

No passado as empresas desenvolviam estes “produtos” dentro de casa por longos períodos e de modo sigiloso, e só anunciavam quando estavam prontos. E os consumidores deste produto aceitavam como ele era entregue. Nos dias atuais, se o “produto” não entregar “valor” para o cliente, ele não compra. Além disso, se esta “entrega” demorar muito, o concorrente vai sair na frente.

Por isso, ter uma gestão de produtos focado no desenvolvimento ágil, ajuda a atender a velocidade do mercado, e priorizar o que realmente gera “valor” para o cliente. Além disso, o desenvolvimento de um produto de tecnologia ela não tem fim. Nunca podemos dizer que ela ficou “pronta”.

O Scrum auxilia nesta gestão e no desenvolvimento deste tipo de “produto”. Eu particularmente, não acredito que devemos ser extremos e seguir 100% de uma metodologia , devemos utilizá-la de forma que atenda as nossas necessidades, afinal de contas, não é ela que vai pagar a  sua conta no final do mês.

Segue um vídeo explicativo sobre o funcionamento do Scrum:


Como dito anteriormente, use-a ao seu favor, adapte se for necessário, e conheça outras técnicas e processos e adapte para sua necessidade. Existem uma gama de outras técnicas, processos e experiências para auxiliar no desenvolvimento de um produto.

Sucesso!!!

Abs,

Alex

Fiz um post em 2009 sobre a certificação do ScrumMaster:

http://www.alexkobayashi.com.br/2009/11/certificacoes-parte-ii-scrummaster/

Gostaria de fazer um parênteses e deixar minha opinião sobre certificações: Não sou radical em defender as certificações nem em abominá-las. O que considero mais importante é a questão do conhecimento. Ela NUNCA é demais. Ter uma certificação ajuda mais no currículo do que na prática. O que vale na prática além do conhecimento é a experiência. Mas a certificação também traz conhecimento, então ela tem seu valor. Nota: possuo certificação PMP, ScrumMaster e ITIL foundation, e o mais importante de tudo isso foi o conhecimento adquirido para obtê-las.

Leave a Reply