Como utilizar drones e câmeras GoPro para inovar a filmagem de seu evento

 

Escrito por Vinicius Aguiari, Content Manager da Eventbrite Brasil

A popularização dos drones (veículos aéreos não tripulados controlados à distância) e das câmeras compactas para ação, como a GoPro abriram um novo leque de oportunidades para organizadores de eventos de tecnologia que desejam criar vídeos diferenciados ou impactar seus participantes de forma inovadora.

Uma vez que estão a cada dia mais compactos, seguros e com controles mais precisos, os drones podem facilmente ser utilizados em espaços internos, durante a realização de conferências, meetups, hackathons, feiras, convenções etc. Para isso, basta que o organizador estabeleça um plano e treine uma pessoa para conduzir o veículo. A Eventbrite Brasil listou uma série de dicas com vídeos que as exemplificam para você se inspirar e impactar os participantes de seu evento. Confira!

Nível Beginner

Vídeo exemplo:

Veja o exemplo do jantar de gala acima. Apesar de se tratar de um ambiente intimista (assim como conferências e convenções), o drone não interfere na experiência dos participantes, que nem notam ou não se importam com o aparelho – vale lembrar que o nível de barulho produzido pelo equipamento é bastante baixo.

Outro exemplo:


No caso das feiras de tecnologia da informação o uso fica ainda mais fácil, pois, de forma geral, esses eventos são realizados em espaços amplos, com pé direito elevado. Veja o exemplo acima do uso de um drone em uma feira náutica.

Nível Expert

Ok, convenhamos que lançar um drone para filmar seu evento é legal, mas, obviamente, você deseja ir além. Você quer deixar os seus participantes de queixo caído, correto? É aí que entra a criatividade capaz de transformar um simples drone em um drone “hackeado”.

Veja o exemplo do serviço de música via streaming Spotify. Em parceria com a operadora de telefonia móvel belga Base, eles equiparam um drone com um kit de som formado por amplificador, três alto-falantes capazes de emitir 450 watts de som e um conjunto de luzes LED. Ao comprar o ingresso para o festival, os participantes informavam qual música gostariam de ouvir. Na sequência, as músicas geraram uma lista no Spotify.

Ao chegar no evento e fazer check-in, o drone identificava o participante, o seguia e tocava a música escolhida por ele sobre sua cabeça. Incrível, não?

Talvez você não precise criar algo tão sofisticado, mas as possibilidades são infinitas!

No caso do FlyBrizi, veículo equipado com um zeppelin (imagine ele voando com o logo de seu evento por todo o espaço!), o drone captura as imagens e as repassa para um site próprio disponível para os participantes. Você pode perguntar para seus desenvolvedores se eles são capazes de criar algo parecido, por que não?

Outra alternativa é permitir que os participantes controlem o seu drone. Todos irão adorar. Para evitar filas ou tornar o acesso ainda mais exclusivo, você pode selecionar os participantes por meio de um sorteio, concurso ou promoção.

Câmeras GoPro

Vídeo exemplo:


Você vai organizar uma conferência sobre games? Que tal criar um vídeo de divulgação simulando um jogo de tiro em primeira pessoa como o do exemplo acima. É simples! Após elaborar um roteiro e fazer a captura, basta fazer a finalização inserindo as artes e a sonorização. O efeito final é sensacional e tem grandes potencial para viralizar. O mesmo vale para um jogo simulador de corrida, boxe, tênis ou qualquer outro game de ação em primeira pessoa.


Caso você não queira se arriscar ou não tenha um dublê, você pode criar o seu vídeo enviando um boneco para o espaço, como no exemplo acima. Ou ainda levá-lo para dar um passeio seguido de um salto de seu drone.

Durante o evento, outra alternativa é utilizar a GoPro para conversar de forma informal com os participantes. Para isso, basta fixá-la em seu peito. Os resultados serão depoimentos mais relaxados e descontraídos, caso fossem filmados usando o modelo padrão de uma entrevista formal.

Esses são alguns exemplos de como drones e câmeras como a GoPro podem ser utilizados para inovar a filmagem, experiência e divulgação de seu evento. Esperamos que eles possam lhe inspirar a gerar outras tantas ideias inovadoras.

Aproveite!

Leave a Reply