Designer projeta sistema que reaproveita até 95% da água do chuveiro

Com a crise da água em São Paulo e outros estados, cada dia que passa ficamos mais preocupados para saber até quando nosso sistema conseguirá nos atender.

Um designer Húngaro, Alberto Vasquez, desenvolveu um sistema para reaproveitar a água do chuveiro. O sistema é simples e foi desenvolvido pensando nos países de terceiro mundo.

Com ele você pode coletar a água usada durante o banho e usá-la para descarga do vaso sanitário, limpeza da casa, regar plantas, dentre outras atividades. Calcula-se que pode economizar pelo menos 80 litros de água por dia por pessoa.

Ainda é um protótipo, mas Vasquez estima que custará em torno de US$ 20,00 à US$ 40,00.

Normalmente para se implantar um sistema de reuso de água é complicado e caro. Neste caso, o sistema é bem simples, são quatro “caixas” que armazem a água e são colocados como forma de tablado, embaixo do chuveiro, assim, estes compartimentos após “encaixados” ficam interligados e podem armazenar até 40 litros de água. Ela também possui uma superfície antiderrapante para evitar acidentes.

Estas quatro partes independentes, facilita o transporte e o reúso da água armazenada.

Precisamos de soluções inteligentes, práticas e baratas para melhorar o uso eficiente da água. Enquanto torcemos para que os nossos governantes invistam em tecnologias para reduzir as perdas, e melhorar o uso da água.

Abs!

Alex

 

Fontes:

Igen Design – http://igendesign.co/25562/1363841/what-we-have-delivered/gris-water-saving-system

Fast Company – http://www.fastcoexist.com/3040499/a-low-tech-system-gives-your-dirty-shower-water-a-second-life

Ciclovivo  – http://ciclovivo.com.br/noticia/sistema-simples-reaproveita-ate-95-da-agua-do-chuveiro

No Responses

Leave a Reply