Você sabe o que é “up-or-out”? Entenda e aplique em sua carreira.

Você sabe o que é up-or-out?

É um termo muito comum em empresas de consultoria e auditoria (Deloitte, McKinsey, KPMG, PwC, Ernst & Young, etc).  Na tradução livre, “ou você sobe ou você sai”. Estas empresas possuem um plano de carreira onde, depois de um certo período, você é promovido. Por exemplo, espera-se que um analista após 3 anos torne-se um consultor. Após este período, alguns serão promovidos, outros  vão sair da empresa. A ideia desta filosofia é que ninguém fique estagnado no cargo, e para que todos se empenhem em manter uma alta performance nos resultados.

Desde que as regras do jogo estejam bem claras, pode ser saudável para a empresa e para quem busca crescimento profissional “rápido”. As perspectivas de crescimento são claras, os objetivos também. São realizadas sessões de feedback com certa frequência, e em muitas destas consultorias, para ser desligado por mal desempenho, são necessárias sucessivas “notas baixas”.

Nessas grandes consultorias e auditorias, para apoiar este rápido crescimento, também é apoiado a formação e conhecimento, com estudos, cursos e MBAs.

Com essa política, estas grandes empresas procuram manter um time de alta performance, jovem, e ambiciosos. Em contrapartida, podem imaginar que a pressão é grande, e o ritmo de trabalho idem.

E como podemos “pegar” o melhor desta cultura e aplicar à nossa carreira?

Trace sua meta, desenhe o plano da sua carreira. Converse com seu “chefe”, e apresente seus objetivos.

Prepare-se e dedique-se.

Mantenha sua performance no mais alto nível.

Atinja seus objetivos, e mostre seus resultados.

Para sua empresa reconher tudo isso, ela investirá no seu crescimento, que virá naturalmente.

Caso não aconteça, saia! Up-or-out…

Busque novos desafios e novas empresas onde seu desempenho seja reconhecido.

Não fique chorando, ou culpando outros por você não crescer, pare de “mimimi” e vá atrás das metas da sua carreira!

Sucesso!!

Abs,

Alex

Leave a Reply