O lado positivo de um apagão

ApagãoNesta semana ocorreu um apagão no sistema elétrico brasileiro, afetando 11 Estados e o DF. O motivo? Resumidamente, foi a grande demanda de consumo de energia causando uma sobrecarga no sistema, atingindo os limites de operação da rede. E para evitar maiores danos aos sistemas elétricos que poderiam causar mais prejuízo à população, a ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) mandou algumas operadoras desligarem o fornecimento para assim restabelecerem todos os sistemas.

Isso me fez lembrar de um tema que eventualmente podemos passar em nossas vidas: que um apagão pode ser necessário para evitar problemas maiores.

Quem já… não trabalhou em algum projeto com grandes pressões, por causa de prazos ou até mesmo pelo tamanho e importância do projeto? …ou pressão de realizar alguma atividade/processo da sua área para atender à uma situação crítica da empresa? …pressão para passar em um vestibular, concurso, ou certificado? …pressão para treinar para uma competição esportiva que seu futuro dependesse de um bom resultado?

Durante todo esse processo, às vezes, é necessário uma “pausa” para evitar que nossa mente, nosso sistema nervoso, ou nosso corpo entre em colapso.

“Você precisa achar uma solução para um problema até as 8h, quando a operação da empresa volta a funcionar. Mas depois de passar horas pensando e tentando, não vê mais nenhuma saída. Neste momento, você pára para tomar um café e comer um lanche com outros colegas e conversam sobre assuntos banais. Quando voltam ao trabalho, um estalo. Problema resolvido!”

Pode ter certeza que esta parada foi fundamental para você achar a solução do problema. Este apagão foi essencial para que você enxergasse algo que não estava vendo antes.

Todos nós temos um limite, e após este limite nada mais funciona e se persistir tudo pode entrar em colapso.

Por isso, quando não estiver aguentando mais, force um apagão.

Pausa para um café fora da empresa. Leve o time do projeto para fazer uma atividade fora do contexto. Pare o treino ou estudo e vá assistir uma peça de teatro. Enfim, um apagão, as vezes, é bom.

Abs e sucesso!

Alex

Leave a Reply