Mitos e verdades sobre abrir o próprio negócio

Com base em um artigo do UOL Empreendedorismo sobre “15 Mitos e verdades sobre abrir o próprio negócio” (http://economia.uol.com.br/empreendedorismo/album/2014/08/25/veja-15-mitos-e-verdades-sobre-abrir-o-proprio-negocio.htm), vou listá-los e fazer um breve comentário sobre a minha opinião.

1 – Empreendedores nascem empreendedores – MITO

Concordo quando dizem que é possível aprender sobre empreendedorismo, mas essa “vontade” de querer aprender tem que ser forte, e nem sempre as pessoas estão dispostas a isso.

2 – É necessário muito dinheiro para começar um negócio – MITO

Também acredito ser um mito, porém você precisará um pouco mais de tempo, dedicação e um planejamento mais estratégico, para conseguir não só começar um negócio, mas mantê-lo até o ponto que se tornará auto-sustentável.

3 – Abrir uma empresa no Brasil é muito demorado – VERDADE

Este ponto é indiscutível, somos um país burocrático. Porém, para quem já estiver “contaminado” com a ideia do novo negócio, torna-se um ponto secundário e irrelevante, que não impediria nenhum empreendedor de verdade de seguir em frente.

4 – É preciso ter uma ideia inovadora para abrir uma empresa – PARCIALMENTE VERDADE

Eu considero um MITO. Não é necessário ter uma ideia inovadora para abrir uma empresa, e sim enxergar uma boa oportunidade. Por exemplo, atender uma necessidade existente em uma região específica, não precisa ser uma ideia inovadora. Mas com certeza, o mais importante, é existir pessoas para pagar pelo seu serviço/produto é principal, seja por região (como no exemplo citado), ou por existir um serviço/produto de má qualidade.

5 – Quanto mais jovem começar a empreender, melhor – MITO

Concordo plenamente, não existe idade para empreender. Jovem ou mais velho, cada um tem seus pontos fortes/fracos. O importante é saber utilizá-los (pontos fortes/fracos) bem! Se você for jovem, aproveite a energia, a possibilidade de assumir maiores riscos, para crescer rapidamente. Se você for mais velho, aproveite da sua experiência, das suas vivências, e o mais importante do exemplo dos outros que você viu durante a sua vida, e tome as melhores decisões e de forma mais assertiva!

6 – Só quem faz o que gosta tem sucesso – VERDADE

Concordo em partes (PARCIALMENTE VERDADE). Eu acredito que você não precisa, necessariamente gostar do mercado que está atuando, existem pessoas que tem gosto pelo “business”, por “fazer negócio”. Esse é o verdadeiro empreendedor, que gosta e sente paixão por “fazer as coisas acontecerem”. Não importa se é montar uma academia, abrir um mercado, ou fundar uma startup.

7 – Empreendedores não tem chefe e trabalham menos – MITO

Definitivamente isso é um MITO. E que engana muita das pessoas que querem abrir o seu próprio negócio. Quem pensa que abrir o próprio negócio, vai trabalhar menos e não vai ter um chefe, vai desistir no primeiro ano (ou até menos). Abrir o próprio negócio, representa mais responsabilidade, e mais áreas de atuação. Você vai precisar, além de fazer o próprio “business” e atender seus clientes, vai precisar cuidar das contas, dos impostos, da logística, da infra-estrutura, da goteira, do alvará, do portão emperrado, do vazamento, etc..

8 – Vou ganhar mais dinheiro sendo dono de uma empresa – MITO

Concordo, não necessariamente você vai ganhar mais dinheiro, como a reportagem comenta, existem muitas pessoas que mudam para poder ter mais qualidade de vida, ou o prazer de realizar um sonho, de trabalhar com que gosta de fazer. Mesmo sabendo que a maioria dos empreendedores tem este objetivo de ganhar mais.

9 – Empreendedores precisam ser bons vendedores – VERDADE

FATO! Característica importantíssima que percebi ao longo da minha vida ser extremamente necessário. E vou além, não só para empreendedores, mas para qualquer área de atuação, que souber “vender” vai ter mais sucesso. 

10 – Ter um plano de negócio é fundamental para começar uma empresa – PARCIALMENTE VERDADE

Parcialmente verdade, faz sentido, mas do meu ponto de vista, principalmente  depende do seu perfil. Diferente do que o artigo diz, independentemente do modelo de negócio, se você é uma pessoa organizada que gosta de trabalhar com um planejamento e com uma visão de longo prazo, é fundamental, mesmo que a única certeza que você tenha do seu plano é que ele vai mudar. Uma coisa é ajustar a vela, outra coisa é não saber para onde está remando (se você estiver deixando a correnteza te levar, pode ter uma queda d’agua logo a frente).

11 – Empreendedores correm riscos altos – MITO

Concordo. Todos corremos riscos, mas empreendedores PRECISAM saber como identificá-las, avaliá-las e mitigá-las. Com isso, os riscos não se tornam altos.

12 – É possível começar um negócio em casa, sem planejamento – VERDADE

 Concordo, mas saliento o que disse no item 10.

13 – Ter sócios não é bom – MITO

É um grande MITO. É importante escolhê-lo bem. Além de ter os mesmos objetivos, fique atento ao estilo de liderança, aos conhecimento complementares, observar se aos valores pessoais são parecidos com os seus. Já dizia um velho pensamento que não sei quem disse: “Melhor dividir o bolo com alguém, do que não ter um bolo.”

14 – Os impostos no Brasil são caros e complicados – VERDADE

FATO! Estude, aprenda, mas não ignore. Como outra frase diz: “Não existem atalho para o sucesso”. Tentar crescer burlando qualquer regra, é como construir um castelo de areia, uma hora ou outra, ele vai cair.

15 – Empreendedores tem sorte – MITO

 Um dos maiores MITOS do empreendedorismo. Quanto mais conhecimento sobre os assuntos, mais sorte terá. Quanto mais dedicação tiver, mais sorte terá. Quanto mais esforço e perseverança tiver, mais sorte terá. Ou seja, se você tiver muita vontade, não precisa de sorte.

 

 

No Responses

Leave a Reply