Certificações Parte II – Scrum Master

Vocês já devem ter ouvido falar em metodologia ágil

Scrum é uma metodologia ágil para gerenciamento de projetos.

Normalmente utilizado em gerenciamento de projetos de desenvolvimento de software. Mas pode ser aplicado em outras áreas também.

O ScrumMaster é o facilitador que irá promover a prática do Scrum no time. Uma de suas principais responsabilidade é remover os impedimentos que o time encontra durante suas atividades, além de garantir que o time siga os valores e as práticas do Scrum.

A obtenção desta certificação é um pouco diferenciada do que estamos acostumados. Não é necessário realizar nenhuma prova específica baseada em alguma norma ou regra. É necessário apenas realizar um treinamento ministrado por um profissional certificado como CST (Certified Scrum Trainer) pela ScrumAlliance. Ah, durante o curso ele pode te reprovar caso ele detecte que você não está preparado para ser um ScrumMaster.

Para tirar esta certificação fiz um curso na Caelum, com o Alexandre Magno. Recomendo.

Você pode pensar: “mas é simples para tirar esta certificação, é só fazer o curso”.

Sim… mas do que vale uma certificação, se na prática você não souber aplicar estes conhecimentos? Mais do que isso… se você não consegue ter ganhos com a prática de uma metodologia, norma, ou algo assim, você está perdendo tempo e energia.

O resultado do seu trabalho vale muito mais do que um pedaço de papel ou um título no seu currículo.

E para finalizar… conhecimento nunca é demais!

Ps. Assim como as “best pratices” do PMI, o Scrum vai muito além do que eu escrevi por aqui… se você tem curiosidade ou está interessado, pesquise, estude, e fico a disposição para ajudá-los, dentro das minhas possibilidades.

Abs,

2 Comments

  1. Noe 11/09/2015 Reply
  2. João 08/12/2009 Reply

Leave a Reply