ITSM – IT Service Management

Como nesta próxima semana irei prestar a prova para a certificação do ITIL Foundation, irei comentar sobre esta nova onda no mundo de TI: a Gestão de Serviços de TI.

O ITIL é de origem britânica e recomenda as melhores práticas para o gerenciamento de serviços de TI, veja bem, ela não é uma metodologia, nem regras definidas para que a empresas siga. Assim como o PMI (em Gerenciamento de Projetos), eles definem alguma das melhores práticas (Best Practice), na qual a organização pode sergir como orientação para definir suas prórpias metodologias ou processos de trabalho.

 Existe também o Cobit, mais voltado para a governança de TI, sendo um pouco mais prático o ITIL foca mais os processos operacionais de gerenciamento de TI e o Cobit mais focado no nivel estratégio e nivel gerencial.

Desculpe-me os mais especializados, caso tenha feito um resumo muito superficial ou infundada. Pretendo me aprofundar mais nestes assuntos em breve, tanto que após a certificação no ITIL Foundation, pretendo conhecer mais sobre o Cobit 

 Para detalhar um pouco mais sobre o ITIL vou colocar um link para um artigo de um fórum de conhecimento: http://voice.forumvila.com/voice-about40.html

Muitos podem achar que é mais um “modismo”, que passam… como foi o PMI em Gerenciamento de projetos. Mas esta visão é porque todos se adaptam e aquilo se torna básico. Um dia o ITIL não será mais “moda”… cursos, certificações, etc.. mas porque será básico para uma empresa seguir ou evoluir estas “best practices”.

Claro que devemos adaptá-la para a nossa organização, para a cultura da empresa, mas com certeza se ele é tão conceituado e tantas empresas a utilizam como base, porque não estuda-lá e aproveitar o que de melhor ele tem para a nossa organização?

No Responses

Leave a Reply